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domingo, 1 de agosto de 2010

Campanha invade redes sociais

Se no passado o bom político era aquele que subia em um caixote e usava a lábia, hoje em dia, além do bom papo, os candidatos precisam usar blogs, Twitter, Facebook, Orkut, YouTube e outras ferramentas do mundo virtual. De olho nos milhões de eleitores brasileiros com acesso à internet, marqueteiros dos principais partidos políticos do país apostam que as redes sociais serão peça-chave para conquistar o seu voto em 2010. No Rio, candidatos ao governo do Estado, Senado, Câmara Federal e Alerj já começaram a navegar em busca de votos.

A eleição deste ano será a primeira com uma regulamentação da Justiça Eleitoral para o mundo virtual. Uma resolução do TSE publicada em dezembro do ano passado estabeleceu as normas específicas para o uso da web pelos candidatos. Entre as principais determinações está a proibição de propaganda eleitoral em sites privados, seja ela gratuita ou paga. Além disso, houve também a liberação do envio de e-mails para internautas cadastrados e a autorização da propaganda de candidatos em blogs pessoais, páginas de relacionamento e redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.

 
Os principais candidatos ao governo, Sergio Cabral (PMDB), Fernando Gabeira (PV) e Fernando Peregrino (PV) já estão no Twitter e possuem blogs e sites. Em 2008, quando disputou a Prefeitura do Rio, Gabeira atualizou com freqüência o seu blog. Atualmente, ele é um dos políticos com mais seguidores no Twitter.

Ainda de acordo com especialistas, estar presente nas redes não é suficiente para colher sucesso nas urnas. Para eles é preciso montar uma estratégia criativa, inédita e que utilize mensagens customizadas para públicos específicos, deixando de lado as mensagens generalistas.



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